Coronavírus: uma epidemia que revela outra
22 de março de 2020
Reflexões sobre trabalho e um sistema que nos oprime
8 de abril de 2020

Respostas para tempos sombrios

Em meio a uma epidemia mundial que tem matado milhares de pessoas, o Brasil enfrenta também uma grave crise em seu sistema de saúde e assiste diariamente a embates políticos internos de um (des)governo que parece estar muito mais preocupado em salvar os lucros do que as vidas.

Notícias e comentários de especialistas sobre o que temos enfrentado aqui são abundantes na web, de modo que temos à nossa disposição muita informação de qualidade para que possamos formar nossa própria avaliação disso tudo. Por isso não vou perder tempo nem ser redundante fazendo o que muitos já fizeram muito bem ao analisar criticamente os fatos.

O que quero hoje é lembrar que a Bíblia tem todas as respostas e orientações para nós, seguidoras e seguidores de Cristo, num momento tão angustiante e desesperador como o que vivemos atualmente, em todos os sentidos. Por isso, fiz um compilado de passagens bíblicas que parecem falar especificamente sobre esses tempos e que servem como norteadores, sinais de alerta e palavras de consolo. Parafraseando o Mestre, quem tem olhos para ler, leia. E quem tem entendimento, entenda.

 

*******

 

Somente os tolos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 1:7).

Meu filho, quando os maus quiserem enganá-lo com mentiras, não permita que isso aconteça (Pv 1:10). Ser rico não é a coisa mais importante do mundo; por isso, não use todo seu tempo e bom senso para ganhar dinheiro (Pv 23:4). O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6:10).

Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e com o que eles estão fazendo (Fp 2:4). Ouçam os clamores dos trabalhadores que ceifaram os seus campos e que vocês fraudaram no pagamento. Os clamores deles chegaram até o ouvido do Senhor dos Exércitos (Tg 5:4).

Não explore o pobre porque ele não pode se defender! Não seja injusto ao tratar dos problemas de uma pessoa humilde que não tem quem a defenda no tribunal, pois o Senhor mesmo lutará em favor do pobre e do humilde e castigará com a morte quem explora os fracos (Pv 22:22-23).

Aprendam a fazer o bem, a ser honestos, a agir com justiça. Ajudem aqueles que são explorados; defendam os direitos dos órfãos; protejam as viúvas (Is 1:17).

Ai dos juízes desonestos! Ai das autoridades que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, vocês que não tratam com justiça os pobres, roubam os que já perderam quase tudo, exploram as viúvas e roubam dos órfãos! Vocês não terão meios de escapar quando eu trouxer de longe um castigo terrível! (Is 10:1-3)

No mundo vocês terão muitos sofrimentos e tristezas; mas tenham bom ânimo, porque Eu venci o mundo (Jo 16:33). Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá grandes terremotos, fomes e epidemias de doenças em vários lugares da Terra e coisas terríveis com grandes sinais acontecendo nos céus (Lc 21:10).

De todos os lados somos oprimidos pelas dificuldades, porém não somos esmagados. Ficamos perplexos porque não sabemos a razão de certas coisas nos acontecerem, mas não desesperados. Somos perseguidos, mas não abandonados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Este nosso corpo está constantemente enfrentando a morte, tal como aconteceu com Jesus (2 Co 4:810). Por isso nunca desanimamos. Embora os nossos corpos se gastem, a força interior vai se renovando dia a dia. Estes nossos sofrimentos e aflições, leves e momentâneos, não durarão muito tempo. Entretanto, este curto tempo de angústia resultará em uma glória eterna sobre nós para todo o sempre! (2 Co 4:16-17)

Você não precisa ter medo porque eu sou o seu Deus. Eu lhe darei forças; eu vou ajudar a manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa mão direita (Is 41:10).

Deixem com Ele todas as suas preocupações e ansiedades, pois Ele está sempre cuidando de vocês (1 Pe 5:7). Não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã pra vocês também. Já é suficiente a carga de cada dia (Mt 6:34).

 

 


*Os versículos usados nesse texto estão espalhados pelo Antigo e pelo Novo Testamento e foram colocados de forma encadeada, como numa carta. Por esse motivo, em alguns momentos há erros de concordância pronominal. No entanto, por ser algo que não impede o entendimento, preferi não fazer adaptações e manter a escrita fiel ao texto bíblico.



1 Comentário

  1. Tiago disse:

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *